Turbo: um dos álbuns mais injustiçados da história do Heavy Metal

Vesão traduzida de “The darkness behind the most misunderstood album of the 80s.” Link original https://www.loudersound.com/features/i-was-out-of-my-tree-i-needed-help-remembering-judas-priests-turbo?fbclid=IwAR2Jnk6fh-460rD648i9OgtlYMVe-d6UMUYhgZXlt7_ZGKva373A8F3SF-Q

Rob Halford lembra-se exatamente onde estava quando ouviu Turbo Lover em público pela primeira vez. Era início de 1986, e o vocalista do Judas Priest estava dirigindo pela Sunset Strip de Los Angeles quando a faixa de abertura do 11º álbum da banda, Turbo, começou a tocar no rádio.

“É uma lembrança muito vívida para mim”, diz ele, com o sotaque de Walsall inalterado depois de todos esses anos. “Estou dirigindo um Mustang conversível com  e  Turbo Lover começa a tocar. Estou dirigindo, batendo minha cabeça, todas essas pessoas assistindo na calçada. Foi a melhor sensação do mundo. ”

Turbo  representa o som de uma banda atualizada e engajanda com saltos na tecnologia : sintetizadores. Era o novo Judas Priest. O problema era que muitos de seus fãs mais radicais queriam o velho Judas Priest, que não é tão “moderninho” .Pior ainda, Turbo marcou o ponto em que Rob havia atingido o fundo do poço em sua vida pessoal, sobrecarregado pelo álcool e pelas drogas e marcado pela tragédia pessoal.

“Foi uma parte sombria da minha vida”, diz ele. “Eu tinha que me resolver.”

A banda estava saindo de um sucesso estelar quando começou a trabalhar no Turbo. Enquanto seus álbuns do final dos anos 70 e início dos anos 80 consagraram-nos como uma das principais bandas de metal da Grã-Bretanha, os dois platinados de Screaming For Vengeance de 1982 e Defenders Of The Faith de 84  transformaram-nos em estrelas na América.

“Depois de anos perdidos, chegamos a um lugar que todas as bandas se esforçam para alcançar, o que é sucesso. Foi um momento incrível, não só para o Priest, mas também para o metal em geral. ”

Depois de fazer turnês no Defenders Of The Faith, a banda  deu uma pausa. Quando se reuniram em Marbella, no sul da Espanha, no início de 1985, estavam ansiosos para voltar  com  força total . Mas a última coisa que eles queriam era meramente repetir glórias passadas.

“Algumas pessoas estariam absolutamente loucas se tivéssemos feito outro  Dfenders of the Faith “, diz Ian. “Mas sentimos que chegamos ao fim da linha com isso. Algumas bandas ganham uma fórmula e a mantêm, e as pessoas as amam por isso. Mas sempre avançamos. “

Enquanto tomavam sol em Marbella, começaram a perceber que as coisas haviam mudado desde que estavam fora. A MTV havia se tornado uma potência da indústria da música com o poder de criar ou “detonar” bandas. Muitos colegas do Priest haviam se apegado a isso e alterado sua abordagem para se encaixar nesse novo formato revolucionário, entre os quais ZZ Top e Billy Idol, que começaram a incorporar a mais recente tecnologia em seu som e a exibir vídeos atraentes para encaixarem-se na nova  estética. “Estávamos definitivamente cientes do que estava acontecendo com a MTV”, diz Rob. “ Isso mudou totalmente o cenário musical, que provavelmente teve alguma influência no resultado geral do Turbo. ”

Quando a empresa de instrumentos eletrônicos Roland se aproximou do Priest para ver se eles estariam interessados ​​em experimentar um novo sintetizador de guitarra que eles haviam desenvolvido, a banda aproveitou a chance.

“Basicamente, foi preciso o som direto que você normalmente obtém ao conectar a guitarra a um amplificador Marshall, mas permite alterar completamente o som”, diz Rob. “ Esse foi o coração do Turbo. E isso, eu acho, gerou a reação dos puristas do metal: ‘Por que você está mexendo com o som? Esse não é o Judas Priest que queremos ouvir. ‘”undefined

“Queríamos um álbum duplo pelo preço de um single”, diz Ian. “A gravadora não ficou feliz com isso.”Algumas das faixas escritas para “Twin Turbos” (nome inicial do álbum) apareceriam em seu próximo álbum, Ram It Down, de 1988, enquanto outras apareceriam como faixas bônus nas reedições subsequentes. Mas os confrontos com a gravadora eram a menor das preocupações de Rob. O cantor teve suas próprias batalhas para lidar. Perguntei a ele hoje o que alguém poderia ter visto se tivesse entrado no meio das sessões e ele riu secamente.

“Eu provavelmente estaria no canto com uma garrafa de Jack Daniels e um monte de cocaína”, diz ele. Era um ponto em que eu precisava de ajuda. Não sei como os caras lidaram comigo. ” O estado de espírito de Rob não foi ajudado pelo local exótico. “Houve tremendas distrações”, diz ele. “Começávamos o trabalho às seis da noite, então Tom Allom tomava seu gim  e esse era o fim da sessão. Todos nós íamos ao pub e bebíamos. Tivemos que sair das Bahamas.

A banda acabou mudando  sua base de operações para Los Angeles. Foi lá que Rob entrou na reabilitação. “Saí após 30 dias e minha vida mudou de um milhão de maneiras”, diz ele. “A parte importante foi a minha capacidade de entender que a música é a coisa mais importante da minha vida e que não preciso de nenhuma outra influência química para fazer o que preciso”. Ele podia estar limpo e sóbrio, mas a vida teve mais uma reviravolta trágica para jogar nele. Em 1986, o namorado de Rob na época se matou na frente do cantor. Ele reluta em falar sobre detalhes, mas sua voz assume uma nota compreensivelmente solene quando ele  se lembra do impacto que teve em sua vida.

“Eu estava com alguém que também estava lidando com seus próprios desafios autodestrutivos”, diz ele. “Essa foi a minha promessa, na memória dessa pessoa, de ficar limpo e sóbrio. Na verdade, acabei de completar meu 31º aniversário na semana passada. Mas o vício em drogas e o alcoolismo é como uma maldição, cara. As bandas me perguntam sobre a bebida e as drogas, e eu digo: ‘Porra, é um rito de passagem – espero que você se divirta com isso e espero que não se mate’.

Deixe um comentário